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DÚVIDAS NESTA UNIDADE:


:: Matrícula ::
:: Atividades Complementares ::
:: Viagens Avaliativas ::
:: Material Didático ::
:: Aulas dos Cursos Semipresenciais e Online ::
:: Como Posso Organizar Minhas Excursões ::
:: Cadastur - Como Cadastrar ::

CENTRO DE INFORMAÇÃO CIETH

 

:: Grupo Silenciado de Telegram: https://t.me/joinchat/ldJ4Ghr8Mj5iYjgx

 

:: Grupo Oficial Facebook: https://www.facebook.com/groups/ciethonline

 

:: Instagram Oficial: https://www.instagram.com/escolacieth/

 

MATRÍCULA

 


:: Qual o preço de cada curso?

Os valores são bastante variados em função de convênios, parcerias e condições especiais/institucionais. Sempre consulte em nosso site ou Secretaria Geral nos turismo.cieth@gmail.com | (21) 2262-7477 | Whatsapp (21) 99984-7840

 

 

:: Quais os documentos necessários para a matrícula?

- Curso de Guia de Turismo: RG ou NE (em caso de estrangeiro), CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certificado de Conclusão e Histórico Escolar correspondente ao Ensino Médio.

- Demais Cursos: RG ou RNE (em caso de estrangeiro).

 

 

:: Onde esclareço dúvidas sobre matrícula? 

Sempre através da Secretaria Geral nos: turismo.cieth@gmail.com | (21) 2262-7477 | Whatsapp (21) 99984-7840

 

 

:: Como Acesso o Portal do Aluno?

A habilitação e o acesso são sempre enviados pela Secretaria Geral para os alunos já cadastrados e regularmente matriculados. Matrículas de ouvintes e pendentes, tem seus acessos enviados quando se tornam confirmadas. Mas, se a sua matrícula está confirmada e ainda não recebeu solicite na Secretaria Geral nos: turismo.cieth@gmail.com | (21) 2262-7477

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 


:: O que são Atividades Complementares?

Todo curso técnico e Escola Técnica precisam de atividades práticas e/ou de ligação com o mercado de trabalho. O CIETH oferece, ao longo do ano, uma série de atividades de extensão, gratuitas e pagas, que podem ser aproveitadas como atividade complementar. Além disso, cursos, eventos, visitas, atividades, excursões, passeios, visitas técnicas que sejam realizadas em outros estabelecimentos, após o início do seu curso, podem ser aproveitadas como atividade complementar.

 

 

:: Quais atividades podem ser aceitas para o meu curso?

Visitas a monumentos, atrativos turísticos, hotéis, pousadas, eventos culturais e esportivos, cursos presenciais e online, excursões que você tenha participado ou realizado, visitas técnicas a museus, destinos turísticos. Workshops e cursos nas áreas de lazer, turismo, gastronomia, empreendedorismo, idiomas, arte, cultura, folclore, história, geografia, são aceitos mediante emissão de certificado ou comprovante de inscrição, comprovante de participação, ordem de serviço, ingressos, declarações e demais comprovantes emitidos pelos contratantes ou prestadores de serviços.

 

 

:: Quantas horas de Atividades Complementares são necessárias para cada curso?

- Guia de Turismo Regional: 120 horas

- Gestão em Agenciamento: 120 horas

- Gestão em Eventos: 120 horas

- Gestão em Hotelaria: 120 horas

- Gestão em Turismo (agenciamento, eventos, hotelaria): 220 horas

- Guia de Turismo Regional e Nacional: 220 horas

 

 

:: Já fiz curso no CIETH, quantas horas de atividades complementares são necessárias?

- Gestão para quem já fez Guia de Turismo: 120 horas

- Guia de Turismo para quem já fez Gestão: 120 horas

As horas complementares são anotadas a partir do início do curso atual

 

 

:: Como e onde registro minhas Atividades Complementares?

Anote no formulário específico e, quando completar a quantidade de horas necessárias, entregue na Secretaria Geral. Você pode baixar o Formulário de Atividades Complementares aqui - clique.

 

 

:: Como comprovo as minhas atividades complementares?

Através de inscrição em evento, certificado, ficha de reserva de hotéis, recibo de compra de excursão, inscrição em evento online ou presencial, ordem de serviço, planilha de horas de trabalhos, demais comprovantes emitidos pelas instituições ou contratantes. 

 

 

:: Eu fiz uma grande viagem duas semanas antes de iniciar o curso. Posso aproveitar para atividade complementar?

Não. Atividades Complementares são computadas a partir do dia de início do seu curso.

 

 

:: Sou formado em História; posso usar algum curso como atividade complementar?

Não. As Atividades são aproveitadas somente a partir do início do curso. Os bacharéis e licenciados(as) em História, História da Arte, Arte, Geografia e Área de Saúde, podem submeter seus históricos escolares à coordenação do curso e, é possível, mediante avaliação, ter isenção de alguma disciplina. Sempre consulte a coordenação do curso a esse respeito. Secretaria Geral: turismo.cieth@gmail.com  |  (21) 2262-7477

VIAGENS AVALIATIVAS

 

:: Calendário de Viagens Avaliativas GTUR - download


:: Quais são as viagens que preciso fazer no meu curso?

- Guia de Turismo Regional: City Tour (Rio de Janeiro), Teresópolis, Petrópolis

- Guia de Turismo Regional e Nacional: City Tour (Rio de Janeiro), Teresópolis, Petrópolis, Taubaté e Campos do Jordão

- Guia de Turismo Internacional: Buenos Aires

- Gestão em Agenciamento / Gestão em Turismo: Uma viagem técnica a escolha da turma (elaboração é avaliação; a participação é opcional).

 

IMPORTANTE: Os destinos das viagens podem sofrer mudança, sempre com prévio aviso, em função das restrições impostas pelos Estados e Municípios durante este período de exceção. Sempre consulte a Coordenação de Viagens Técnicas a esse respeito.

 

 

:: Quando ocorrem as viagens avaliativas do meu curso?

Os períodos previstos são:

- Guia Regional: a partir do segundo mês do curso

- Guia Regional e Nacional: segundo mês, quarto mês, sexto mês e oitavo mês

- Guia Internacional: Buenos Aires, a viagem avaliativa oficial, costuma ocorrer em maio e novembro

- Gestão em Agenciamento / Gestão em Turismo: geralmente em maio, agosto e novembro

 

As datas são aproximadas; no início de cada curso, são fornecidas datas previstas. Neste momento de exceção, a Coordenação de Viagens Avaliativas comunicará, oportunamente, atualizações a este respeito.

 

:: Caso eu não possa ir, é possível cancelar a participação em alguma viagem avaliativa?

- Prazo de Cancelamento: geralmente permitido até 72 horas antes de cada viagem; informado em cada caso, devido às medidas restritivas aplicadas em cada destino, o que pode acarretar taxas e serviços não reembolsáveis.
- Não Comparecimento (No-Show): necessário nova inscrição, com valor integral, devido aos custos administrativos e operacionais envolvidos.
- Atestado médico: por motivos de saúde, através de atestado devidamente reconhecido, pode-se transferir, conforme disponibilidade de vagas, para outra data, mediante pagamento de taxa referente ao Seguro Viagem e taxas administrativas, as quais não permitem reembolsos.

 

 

:: Quem é responsável pelas Viagens Avaliativas?

Sra. Elisângela Medrado, atende na sede CIETH através dos (21) 2262-7477

 

:: Calendário de Viagens Avaliativas - GTUR - download

CITY TOUR

 

Vídeo Complementar de Treinamento, com o professor Marcos Neves.

 

Whatsapp SOMENTE para dúvidas a respeito dos Vídeos Complementares de Treinamento com o professor Marcos Neves:

(21) 99856-2205 

MATERIAL DIDÁTICO

 


::Qual o material didático obrigatório do curso?

- Guia de Turismo (Regional, Nacional, Internacional): 1 apostila digital

- Gestão em Turismo: 1 apostila digital

- Demais cursos e workshops, cada atividade pode ter, ou não, material didático incluso.

A apostila já está inclusa no valor dos cursos, sendo possível imprimir, pois está configurada em tamanho A4.

 

 

:: A apostila pode ser adquirida já impressa?

Sim, as apostilas de Guia de Turismo e Gestão em Turismo podem ser adquiridas na Secretaria Geral, mediante disponibilidade ou encomenda. Consulte-nos: turismo.cieth@gmail.com | (21) 2262-7477

AULAS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS E ONLINE

 


:: Como Acesso o Portal do Aluno?

A habilitação e o acesso são sempre enviados pela Secretaria Geral para os alunos já cadastrados e regularmente matriculados. Matrículas de ouvintes e pendentes, tem seus acessos enviados quando se tornam confirmadas. Mas, se a sua matrícula está confirmada e ainda não recebeu solicite na Secretaria Geral nos: turismo.cieth@gmail.com | (21) 2262-7477 | Whatsapp (21) 99984-7840

 

 

:: Como assisto às aulas online?

Por padrão, as Aulas ao Vivo da sede e consulados são ministradas através da plataforma Google Meet. É possível assistir às aulas através de computadores, tablets e smartphones. Os links de acesso são enviados semanalmente, ou horas antes da aula, para turmas de consulados com uma aula semanal.

 

Caso você não conheça a plataforma, poderá consultar neste manual criado para facilitar o acesso e aproveitamento - Manual Google Meet - clique para download.

 

 

:: Como tenho suporte para as aulas online?

Através da Secretaria do CIETH Digital (apenas para atividades online e digitais) no midias.cieth@gmail.com ou Whatsapp (21) 99225-0125. Para acesso ao Portal do Aluno, somente com a Secretaria Geral nos: turismo.cieth@gmail.com | (21) 2262-7477

 

 

:: Quanto tempo eu tenho para assistir às aulas?

Após a confirmação da sua inscrição, você terá o prazo regulamentar do seu curso para assistir às aulas e acessar o portal do aluno. Exceções e reposições podem ser autorizadas, pela Coordenação, em casos especiais.

 

 

:: Onde posso tirar minhas dúvidas?

Em todas as aulas gravadas, existe no final da página um formulário para envio de perguntas e comentários. Sempre que tiver alguma questão, basta usar o espaço que responderemos a sua dúvida e que também pode ajudar a esclarecer outros alunos. Nas aulas Ao Vivo, basta interagir com o docente. Não estamos autorizados a fornecer telefones ou contatos de docentes, salvo quando estes disponibilizam direta e expressamente para as turmas.

 

Alguns projetos e cursos podem ser executados em plataformas diferentes, como Youtube, Zoom ou Facebook, para aulas ao vivo; nestes casos, as perguntas e interações ocorrem durante a aula, visto que a aplicação ocorre ao vivo. Eventualmente, poderá ser oferecido suporte e esclarecimento de dúvidas após as aulas; porém, o procedimento padrão é de que seja durante as aulas ao vivo.

 

 

:: As aulas são gravadas?

As aulas dos cursos regulares não são gravadas, por questão de direito de imagem. Porém, é sempre possível repor em outra turma/horário, mediante consulta e autorização da Coordenação local ou central.

 

 

:: Comprei um curso que inclui bônus. Quando receberei?

Após a data da sua compra, o prazo médio para envio de bônus é de 40 dias, sempre através do endereço de e-mail cadastrado no ato da compra ou, em caso diverso, no número de Whatsapp informado pelo contratante. A responsabilidade por informar e manter contatos atualizados é sempre do contratante (aluno ou responsável).

 

 

:: Quantas vezes posso assistir às aulas e por quanto tempo terei acesso aos cursos?

Você terá acesso à Área Exclusiva de Membros do curso - portal do aluno, pelo período contratado, a contar da data da confirmação da sua matrícula. Aulas Ao Vivo, são computadas pela presença nos horários disponibilizados, independente da turma. Assim, em alguns casos devidamente informados, você pode repor uma aula Ao Vivo mesmo que em outra turma/horário. Este procedimento é mera deliberação da escola, não sendo oferecido para todos os cursos e turmas. Em caso de não comparecimento à aula Ao Vivo, o aluno(a) poderá solicitar a reposição em outra turma, mediante disponibilidade.

 

 

:: Sou completamente iniciante, esses cursos funcionam pra mim?

Certamente! Salvo indicação contrária, o objetivo dos cursos é ser um guia do inicio ao fim, tanto para iniciantes, quanto para experientes. Não é preciso ter nenhum conhecimento prévio para iniciar (salvo indicação contrária). A maioria dos nossos cursos servem do iniciante ao avançado; consulte sempre a ementa e objetivos do curso escolhido para certificar-se destas questões.

 

 

:: Como posso repor uma ou mais aulas?

1. Sempre faça acompanhamento para saber quais aulas perdeu (data e unidade/turma)

2. Consulte a Coordenação na Secretaria Geral e informe à Sra. Loureny Lima estes dados - qual disciplina, professor e data: contatocieth@gmail.com

3. Faça a aula de reposição e informe ao docente que está repondo

4. Preencha o Formulário de Reposição e Aulas (eletronicamente ou impresso) e entregue ou envie à Secretaria Geral, aos cuidados da Sra. Elísia Furtado: turismo.cieth@gmail.com

 

Sempre anote aulas de reposição no Formulário de Reposição e Aulas - para download em DOC ou PDF.


A reposição de aulas não é paga, salvo Viagens Avaliativas, que possuem taxas mediante consulta, quando da reposição.

COMO POSSO ORGANIZAR MINHAS EXCURSÕES?

 


:: Como inicio as minhas excursões?

É necessário ser pessoa jurídica, ou seja, pela legislação do Brasil somente Agências de Viagens, regularmente inscritas no Cadastur, estão autorizadas a organizar e coordenar excursões e pacotes turísticos, conforme determinação do Regulamento das Agências de Viagens - clique.

 

 

:: Eu sou Guia, mesmo assim preciso ter uma agência para organizar minhas excursões?

Sim. Guia de Turismo é responsável pelo guiamento; Agências de Viagens são responsáveis pelo agenciamento. As atividades até podem ser realizadas em conjunto, mas são distintas.

 

 

:: Como posso abrir minha agência de viagens?

A forma mais simples é o MEI; porém, uma agência pode ser Ltda., EIRELI, sociedade ou qualquer outra forma de organização, desde que o objetivo principal seja o de Agência de Viagens. Pode buscar mais informações no Portal do Empreendedor - clique ou no Sebrae - clique.

 

 

:: Sendo Guia eu posso trabalhar para minha própria agência?

Sim, pode e deve. Uma vez sendo Guia devidamente com o Cadastur, poderá ser contratado(a) tanto pela sua agência quanto por qualquer outra.

 

 

:: A minha agência pode contratar outros Guias?

Sim.

 

 

:: Eu ainda estou fazendo o curso de Guia de Turismo; posso abrir uma Agência?

Sim. Para abrir uma agência de turismo, não há vinculação com o curso de Guia de Turismo. Você pode abrir esta empresa a qualquer momento.

 

 

:: Preciso aguardar o meu Cadastur de Guia para abrir minha agência?

São registros separados. Ao abrir sua Agência, independente da forma (MEI, EIRELI, Ltda...), o próximo passo é obter o Cadastur da Agência. Uma vez devidamente legalizada e com Cadastur, sua empresa estará apta a organizar excursões, bem como vender outros produtos turísticos. O Cadastur do Guia será outro registro. Ou seja, Cadastur da Agência é de Pessoa Jurídica (sempre); o Cadastur do Guia é de Pessoa Física. Eles são distintos. Consulte o Cadastur - aqui.

 

 

:: Então preciso do curso de Guia para abrir uma Agência de Turismo?

Não, o curso de Guia habilita para o Guiamento. Para uma visão completa sobre Agenciamento, recomendamos o curso de Gestão em Turismo. Não é um pré-requisito, mas o curso faz poupar tempo, adiantando conhecimentos e práticas que seriam adquiridos somente no dia a dia.

CADASTUR - COMO CADASTRAR

 


:: O que é o Cadastur?

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo.

 

 

:: Cadastro de Prestadores de Serviços - como fazer:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-prestadora-de-servico-turistico

 


:: Cadastro de Guia de Turismo - como fazer:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-se-como-guia-de-turismo

 

 

COMO DAR ENTRADA NO CADASTUR DE GUIA DE TURISMO

 

Primeiro deverá criar uma conta no site www.gov.br caso ainda não tenha, este é o portal único do Governo Federal que disponibilizará todos os serviços digitais dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

Segue o passo-a-passo para criar esta conta

www.gov.br 

• Viagens e Turismo

• Turismo

• Serviços Turísticos

• Cadastrar prestador de serviços turísticos (CADASTUR)

• Iniciar

• Crie sua conta GOV.BR

• Nº do CPF

• Criar conta com CPF

 

• PASSO 1 – DADOS CADASTRAIS

CPF.... Nome completo.... (X) Li e Concordo ....(X) Não sou um robô

Avançar

 

• PASSO 2 – VALIDAR DADOS 

Confirmar dados

Dia de Nascimento

Qual o primeiro nome da sua mãe

Qual mês de nascimento

Avançar

 

• PASSO 3 – HABILITAR CADASTRO 

Confirmar e-mail ou celular para receber código

Avançar

Digitar o código recebido

Avançar

 

• PASSO 4 – CADASTRAR SENHA

Concluir

• Irá voltar para o site do CADASTUR

• LOGIN – entrar com o gov.br

• Acesse sua conta com gov.br

• CPF... Avançar.... Senha

• Confirmação de contato

• Confirmar código enviado para o e-mail

• Validar código

• Autorização de uso de dados pessoais

• Autorizar

• Será direcionado para o site do CADASTUR

 

- Gerenciar Atividades

- Cadastrar Prestador

- Selecione a atividade que deseja cadastrar – clicar na seta e selecionar Guia de Turismo

- Tipo de Guia: Guia de Turismo Pessoa Física

- Prosseguir

- Dados Pessoais: os dados do Guia são preenchidos automaticamente pelo sistema do MTUR, uma vez que é feito um cruzamento com a Receita Federal.

OBS.:  caso o Guia tenha algum problema com seu cadastro, aparecerá uma mensagem dizendo que não é possível prosseguir, nesse caso o Guia, deverá procurar uma Agência da Receita Federal para regularizar sua situação.

 

- Preencha as informações dos dados pessoais

- Nacionalidade

- Nome Social/Nome de Tratamento (o nome que aparece em letras maiores no crachá)

- Tipo Sanguíneo (opcional, não é obrigatório)

- Documento de Identificação (nr do RG, caso seja estrangeiro deverá ser o nr do RNE)

- Órgão Expedidor (lembrando que DETRAN deverá ser preenchido DIC)

- UF (sigla do estado que foi emitido seu RG, caso seja RNE deverá ser DPF)

- Foto para crachá – escolher foto (foto para documento, com fundo branco e nítida)

- Prosseguir

 

- Selecione a UF para retirada do crachá e administração – colocar a sigla do estado que irá retirar a credencial

- CEP – CEP da residência – o sistema irá preencher com nome da rua, bairro, Município, Estado, preencha somente a complementação, que é o nr da da residência 

- Telefone de contato (melhor que seja celular, pois o turista que acessar o portal do MTUR, aparece este telefone para contato)

- e-mail (já está preenchido pelo sistema do MTUR)

- Prosseguir

 

- Categorias

- clicar na seta para adicionar a categoria desejada

   - Guia Regional clique na seta ao lado e selecione a UF e irá aparecer as opções: Atrativo Cultural / Atrativo Natural / Guia não especializado em atrativo turístico, cliquem em mais essa informação e clique no sinal de + em destaque na cor azul ao lado. 

 

O sistema apresentará uma mensagem através de uma tarja laranja no topo da tela lembrando que o Guia deverá anexar o documento de comprovação do curso.

 

Itens adicionados – o Guia verá que tem os links já anexados e ao lado de cada categoria, um sinal de + correspondente ao anexo que ele deverá colocar, seu certificado de conclusão do curso frente e verso escaneado e nítido.

 

Esse procedimento ele fará para todas as categorias que desejar:

- Municípios de Atuação – colocar a sigla da UF e o nome do Município por extenso

- Segmentos Turísticos – marcar três segmentos que o Guia irá trabalhar com ele, que o Guia se identifique.

- Idiomas – logo abaixo, do lado esquerdo, abaixo da palavra Idioma, escrever o idioma que domina e tem fluência.

- Prosseguir

- marcar o quadradinho: declaro que li e concordo com o Termo de Responsabilidade (o Termo está disponível do lado direito pra conhecimento)

- Enviar

 

• Em até 5(cinco) dias úteis, você deverá voltar ao site do CADASTUR, entrar no seu cadastro e verificar se já foi deferido, do lado direito da tela, terá um quadrado azul com a palavra CERTIFICADO e EMITIR CRACHÁ, você deverá clicar nesse campo e baixar os mesmos. Vale ressaltar que qualquer informação ou exigência não preenchida corretamente, o CADASTUR, enviará um e-mail informando que há uma pendência e que deverá ser sanada, o pedido só é deferido se todos os itens estiverem corretos.

 

• Orientamos reduzir o CERTIFICADO e o CRACHÁ, ao tamanho de um crachá e os utilizem junto com seu RG como sua credencial provisória, pois nele, está seu nr de CADASTUR, até que sua credencial seja enviada pelo Ministério do Turismo para o CADASTUR da UF que você escolheu para retirada. Só esse Certificado e esse Crachá, são válidos como sua “Credencial Provisória”.

 

• Em até 120(cento e vinte) dias, você receberá um e-mail do CADASTUR, informando que sua credencial, está disponível para retirada no endereço determinado por este órgão, esse era o prazo antes da Pandemia do COVID19, no momento, estão sem previsão de entrega.

CENTRO DE INFORMAÇÃO CIETH

 

:: Grupo Silenciado de Telegram: https://t.me/joinchat/ldJ4Ghr8Mj5iYjgx

 

:: Grupo Oficial Facebook: https://www.facebook.com/groups/ciethonline

 

:: Instagram Oficial: https://www.instagram.com/escolacieth/

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Tel.: (21) 2262-7477 | turismo.cieth@gmail.com

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